Livro 2

Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa (Volume 2)

Esse livro tem o objetivo de apresentar métodos quantitativos de pesquisa, assim como técnicas quantitativas de coleta e análise de dados para pesquisas em Informática na Educação.

Editores desse volume: Patricia Jaques, Mariano Pimentel, Sean Siqueira e Ig Bitencourt

ISBN: 978-85-7669-494-6

Parte I: Métodos de Pesquisa Quantitativos

1

Experience Sampling Method (ESM)

Autor: Rosemary Francisco (UNISINOS)

Este capítulo tem o objetivo de introduzir o método de pesquisa Experience Sampling(ESM) para aplicação em pesquisas na área de Informática na Educação.

FRANCISCO, Rosemary. Experience Sampling Method (ESM). In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

2

Delineamentos Experimentais em Informática na Educação

Autores: Eduardo Aranha (UFRN), Thiago Reis (IFMA)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar as diretrizes que devem ser seguidas para o planejamento de experimentos controlados e quasi-experimentos.

ARANHA, Eduardo; REIS, Thiago. Delineamentos Experimentais em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa  Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

3

Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação

Autores: Diego Dermeval (UFAL), Jorge A. P. de M. Coelho (UFAL), Ig I. Bittencourt (UFAL)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar conceitos, definições e diretrizes sobre revisão sistemática da literatura, além de descrever o protocolo básico de pesquisa que deve ser seguido para a condução de mapeamentos sistemáticos da literatura.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. P. de M.; BITTENCOURT, Ig I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

4

Estudo longitudinal em Pesquisas em Informática na Educação

Autores: Aline Campos Reis de Souza (USP), Willian Luís de Oliveira (UEM)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar os estudos longitudinais como método de pesquisa, mostrando suas principais características e aplicações na área de informática na educação.

SOUZA, Aline Campos Reis de; OLIVEIRA, Willian Luís de. Estudo longitudinal em Pesquisas em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

Parte II: Técnicas de Coleta (e Produção) de Dados

5

Mensuração e testes em Informática na Educação

Autores: André Luís Alice Raabe (UNIVALI), James Roberto Bombasar (UNIVALI)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar aos pesquisadores de Informática na Educação as técnicas para a construção rigorosa de instrumentos de mensuração de construtos teóricos presentes em suas pesquisas com ênfase na construção de testes.

RAABE, André Luís Alice; BOMBASAR, James Roberto. Mensuração e testes em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

6

Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação

Autores: Jorge A. P. M. Coelho (UFAL), Gustavo H. S. Souza (IFNMG), Josmário Albuquerque (UFAL)

Este capítulo tem por objetivo apresentar os aspectos conceituais e aplicáveis de questionários para uso em pesquisas com fins técnicos e/ou acadêmicos.

COELHO, Jorge A. P. M.; SOUZA, Gustavo H. S.; ALBUQUERQUE, Josmário. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

7

Coleta de dados através de Crowdsourcing em Pesquisas em Informática na Educação

Autores: Ujwal Gadiraju (L3S Research Center), Bernardo Pereira Nunes (PUC-Rio e UNIRIO)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar o conceito de crowdsourcing bem como uma reflexão sobre os fatores-chave a serem considerados em experimentos que exijam inteligência humana em larga escala.

GADIRAJU, Ujwal; NUNES, Bernardo Pereira. Coleta de dados através de Crowdsourcing em Pesquisas em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

8

Teoria de Resposta ao Item

Autores: Ana Liz Souto O. Araújo (UFPB), Jucelio S. Santos (UFCG),
Monilly Ramos A. Melo (UFCG), Wilkerson L. Andrade (UFCG), Dalton D. S. Guerreiro (UFCG) e Jorge Cesar A. de Figueiredo (UFCG)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar diretrizes para guiar a elaboração e a avaliação de itens dicotômicos ou de múltipla escolha em pesquisas na área de Informática na Educação por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

ARAÚJO, Ana Liz Souto O.; SANTOS, Jucelio S.,
MELO, Monilly Ramos A.; ANDRADE, Wilkerson L.; GUERREIRO, Dalton D. S.; FIGUEIREDO, Jorge Cesar A. Teoria de Resposta ao Item. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

Parte III: Técnicas de Análise, Interpretação e Visualização de Dados

9

Introdução à Estatística Descritiva para Pesquisas em Informática na Educação

Autores: Gilberto Sassi (UFBA)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar conceitos e técnicas para você realizar uma análise exploratória de dados usando gráficos e medidas resumo.

SASSI, Gilberto Pereira.  Introdução à Estatística Descritiva para pesquisas em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

10

Introdução à Inferência Estatística para Pesquisas em Informática na Educação

Autores: Gilberto Sassi (UFBA)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar conceitos e técnicas para você realizar uma análise exploratória de dados usando gráficos e medidas resumo.

SASSI, Gilberto Pereira.  Introdução à Estatística Inferencial para pesquisas em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa.  Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

11

Modelos de Regressão aplicados em pesquisas em Informática na Educação

Autores: Danilo Alvares (Harvard)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar os modelos de regressão linear simples (MRLS) e múltipla (MRLM), introduzir os modelos lineares generalizados (MLG), discutir as abordagens inferenciais clássica e Bayesiana, e ilustrar um modelo ajustado a partir de um banco de dados real.

 

ALVARES, Danilo.  Modelos de Regressão aplicados em pesquisas em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.  (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa.  Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.

12

Mineração de dados educacionais: avaliação e interpretação de modelos de classificação

Autores: Cristian Cechinel (UFSC), Sandro da Silva Camargo (UNIPAMPA)

Este capítulo tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre os principais aspectos que devem ser considerados na avaliação e interpretação de modelos de classificação.

CECHINEL, Cristian; CAMARGO, Sandro da Silva.  Mineração de dados educacionais: avaliação e interpretação de modelos de classificação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa.  Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>.